Emagrecer - Perder Peso com as Melhores Dietas | Emagreça Rápido com as melhores Dietas. |

Berinjela

A berinjela é um alimento rico em fibras, reduz o colesterol, melhora o funcionamento intestinal, e ajuda emagrecer.

A berinjela é uma é fruto de origem indiana e cultivada na África como planta ornamental, chegou até a Europa por mãos dos árabes, por volta do século XIII, e posteriormente veio para as Américas. A planta é de cultivo anual, onde seu plantio se dá por volta de setembro a fevereiro, e em regiões de clima quente, o cultivo se dá o ano todo. A hortaliça é sensível ao frio, geada e excesso de chuva na floração.

É possível encontrar berinjelas claras, rajadas e escuras, e ainda podemos encontrar no tamanho pequeno, médio e grande.  Hoje a berinjela é sucesso quanto ao tratamento emagrecedor, basta tomar a água de berinjela com limão para emagrecer, e acima de tudo, é detox.

Composição da Berinjela

A berinjela é muito rica em nutrientes e muito importantes para nossa saúde. Encontramos quantidade significativa de água, vitaminas do tipo A, B1, B2, Niacina e C, rico em minerais, cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, saponinas, flavonoides e compostos alcaloides. Na casca da berinjela carrega a antocianina, que é um composto que combate o colesterol ruim.

Composição da berinjela

1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo proteico e de carboidratos;
4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;
6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;
7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

A berinjela além de carregar todos estes compostos, contém também fenois, que trabalham em nossas células como antioxidantes. Além de combater os radicais livres, tem propriedade anti-inflamatórios evitando que as plaquetas sanguíneas se aglomerem. Protegem as moléculas de DNA e previne processos carcinogênicos, ou seja previne a formação de câncer.

O suco de berinjela reduz colesterol

Ao tomar suco da berinjela é possível diminuir e até mesmo acabar com o colesterol no intestino, quando consumido algum produto de origem animal. Porém ao falarmos de “Lipoproteína” de Baixa Densidade (LDL) o efeito não é o mesmo. O LDL é o que chamamos de colesteroal RUIM, que quando em excesso, fica depositado nas artérias, causando vários problemas circulátorios.

Farinha de berinjela é bom para emagrecer

A farinha de berinjela não atua direto no emagrecimento, ao consumi-la cria em nosso organismo sensação de saciedade, fazendo com que ingerimos menos comida. Não é um alimento milagroso, é para ser usado como composto alimentar.

A berinjela não pode ser consumida crua

Segundo especialistas em nutrição, a berinjela não pode ser consumida crua, pois contem uma quantidade significativa de solamina, que é uma substancia que pode causar sérios disturbios intestinais. Porém ao cozinha-la, este perigo desaparece. Importante e muito notório, é que se você decidir consumi-la na forma cozida ou farinha, 100g representará 20 kcal, porém se preferir consumila como fritura, o alimento passa para 220 kcal em 100g.

Recomenda-se, deixar a berinjela de molho, pois quando em contato com o ar diretamente fica de forma escura. Para prepara-la é importante usar faca inoxidavel, deixar em água e vinagre. Escolha o fruto por cores mais escuras, firmes e brilhantes.

Para evitar o gosto amargo da berinjela, corte-a ao meio esfregue com sal e escorra, ou deixe com água e sal, limão ou vinagre, por uns 15 minutos.

Berinjela e a gastrite

Pessoas que tem gastrite não deve ingeri-la. Sabemos que frituras é muito ruim para quem tem gastrite, podendo causar muitas irritações. É importante notar, que muitas receitas de berinjela são preparadas fritas, é por isso, é importante evitar.

Berinjela

Berinjela

Comments
  1. Cleo Moura | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

ATENÇÃO: O site http://emagrecarapido.net/ tem como função apenas ser um espaço informativo, um espaço de divulgação e educação sobre assuntos de bem-estar, nutrição, entre outros relacionados à saúde. Contudo, é preciso antes de iniciar ou tomar qualquer atitude consulte sempre um médico.