Metabolismo Basal – TMB – Taxa Metabólica Basal

Metabolismo Basal – TMB – Taxa Metabólica Basal – Basal metabolic rate

Pessoas com Metabolismo acelerado tem dificuldade em ganhar peso, pois gastam mas energia para fazer atividades simples do dia-a-dia. Algumas pessoas tem Metabolismo Basal lento, gastam menos energia em suas tarefas diárias, e como consequência, ganham peso.

O que é Metabolismo Basal

Metabolismo Basal, ou taxa metabólica basal, é a quantidade minima de energia que nosso corpo necessita para se manter mesmo que em repouso, e funcionando perfeitamente as funções vitais do nosso corpo.

Nosso corpo, esta “magnifica máquina”, é composto por inúmeras células, tecidos e órgãos. Cada célula, órgão e tecidos, necessita de uma certa quantidade energia para se manter ativa, mesmo que em repouso. Alguns teste componentes, vão gastar mais e outros menos. Células do fígado e neurônios, gastam mais energia enquanto que as células da pele gastam bem menos.

Gastamos a maior parte da nossa energia, em componentes do nosso corpo, apenas para se manterem em funcionamento. Tal gasto gira em torno de 75%. Atividades físicas nos custam em torno de 10 a 15% e o resto é gasto em geração de calor.

Claro, esta energia (75%) irá variar de pessoa para pessoa, umas gastam muito outras menos.Essa taxa de metabolismo basal, pode ainda variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.

Queima 48 horas

Porque devo saber minha Taxa de Metabolismo Basal

Para quem está em busca de emagrecer ou pessoas que querem ganhar alguns quilinhos, é importante saber, pois poderá controlar suas alimentações e atividades físicas diárias. Ao calcular o sua taxa de metabolismo basal, você saberá quantas calorias você precisa para se manter vivo, mesmo que em repouso e quantas calorias é necessário para emagrecer ou engordar.

Como calcular a Taxa de Metabolismo Basal

É possível através de uma formulas, onde é podemos encontrar um valor aproximado de acordo com cada pessoa. Para se chegar a um valor exato, é preciso estar de jejum por 12 horas, fazendo as contas por análise via calorimetria.

Formula de Metabolismo Basal para homens

{66 + [(13,7 x Peso(kg)) + ( 5 x Altura(cm)) - (6,8 x Idade(anos))]}

Formula de Metabolismo Basal para mulheres

{655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) - (4,7 x Idade(anos))]}

Exemplo:

A conta não é tão simples. Mas é possível calcular o seu metabolismo basal sem a ajuda de um especialista.

Ex.: Uma pessoa, homem, pesando 60 kg, com altura de 1,80 m, e com idade de 18 anos. Como calcular seu metabolismo basal?

Conforma a formula para homens:
A – 13,7 x Peso (kg) e separamos, o valor fica em 822;
B – 5 x altura (cm) e separamos, o valor fica em 900;
C – 6,8 x idade (anos) e separamos, o valor fica em 122,4;
D – Somamos o peso (822) e altura (900), e obtivemos 1722;
E – Diminuímos desses 900 o cálculo da idade (122,4), obtivemos 1599,6 ,
F – Agora somamos 66 a esse valor, e obtivemos 1665,6 kcal.

Este resultado é se a pessoa estiver em repouso por 24h e em jejum por 12h, o que eu acho um pouco improvável encontrar alguém nestas situações. Mas para você que está em atividade constantes, basta seguir as regrinha abaixo, multiplicando os valores oferecidos, que te encaixa bem, pelo resultado da função acima.

A – Sedentário: 1.2 – Parado, sem atividade física quase nenhuma;
B – Levemente ativo: 1.375 – Faz algumas atividades físicas bem leves 1 a 3 dias por semana;
C – Moderadamente ativos: 1.65 – Faz exercícios moderados, esportes 3 a 5 dias por semana;
D – Altamente ativo: 1.725 – Faz atividades físicas pesadas, 5 a 6 dias por semana,
E – Extremamente ativo: 1.9 – Faz exercícios pesados diariamente e até 2 vezes por dia.

A pessoa do exemplo acima, de 18 anos de idade, faz atividades 3 vezes por semana para hipertrofia, é considerado uma pessoa moderadamente ativa, o seu calculo metabólico fica em torno de 2.748,24 kcal.

O que fazer com calcula de metabolismo basal

Agora que você já conseguiu o calculo de metabolismo basal, é hora de saber como proceder. A pessoa do exemplo acima, precisa consumir diariamente 2.748,24 kcal para se manter no peso em que se encontra. Se você está em busca de engordar, será necessário consumir mais calorias, ou seja, pelo menos 3.900 kcal acimo do que já gastamos, para assim conseguir acumular pelo menos 1/2 quilo.

Se você é uma pessoa que está em busca de perder peso, agora é consumir a quantidade necessária para que seus órgãos se mantenha ativos, e aumente as atividades físicas, sem comer nada mais.

Como aumentar o metabolismo basal

Para acelerar o metabolismo basal, é fundamental cuidar da sua alimentação. Os alimentos que ajudam são aqueles termogênicos, pois aumentam a temperatura do nosso corpo, e como consequência acelera a queima de gordura.

Canela: É alimento rico em teor de cálcio, é super importante para Metabolismo Basal aumentar o metabolismo basal. Use sempre em pratos quentes, como molhos e até mesmo em saladas. Use até mesmo em sobremesas, e fique longe dos doces.

Ômega 3: Encontrada em peixes como atum, sardinha e salmão. O Ômega 3 aumenta o metabolismo basal e ainda previne nosso organismo para não reter líquido. Faça lanche natural de atum entre as principais refeições ou mesmo na salada da noite.

Fibras naturais: As fibras devem estar em nosso dia a dia nos principais pratos do dia. As fibras dão sensação de saciedade e faz com que não tenhamos tanta fome, e com isso, age no metabolismo basal. Ao ingeri-la nosso organismo absorve melhor os nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

ATENÇÃO: O site http://emagrecarapido.net/ tem como função apenas ser um espaço informativo, um espaço de divulgação e educação sobre assuntos de bem-estar, nutrição, entre outros relacionados à saúde. Contudo, é preciso antes de iniciar ou tomar qualquer atitude consulte sempre um médico.

Todos os direitos Reservados© 2013-2014EmagrecaRapido.net